BARCELONA CHAIR




A cadeira Barcelona foi concebida em 1929 por Ludwig Mies Van der Rohe com o objectivo de ser colocada no pavilhão alemão existente na exposição universal em Barcelona, nesse mesmo ano.

Ao ser feita a encomenda o autor considerou que não tinha, entre os seus projectos concluídos nenhum que se adaptasse as necessidades do espaço que se apresentava bastante amplo e fluido. Com o objectivo de não afectar o espaço e de criar um objecto que se tornasse perfeitamente integrado no mesmo, Van der Rohe concebe então este modelo de cadeira.
Uma das condicionantes do projecto era o facto de os reis de Espanha serem recebidos no local onde se encontrariam colocadas as cadeiras, daí estas tinham de transmitir elegância e monumentalidade.
A estrutura utilizada em forma de tesoura possui duas pernas em aço cromado curvo. Cada lado destas peças estruturais é unido com uma barra transversal com pernos, posteriormente soldada e limada manualmente. As barras de aço eram um material de uso exclusivo na época. Encontravam-se colocadas correias de couro que dissimulavam os pernos. Posteriormente o seu fabricante decidiu produzir uma estrutura interna única, e substituir o aço cromado pelo aço inoxidável polido.

Este cadeirão foi revisto e melhorado pelo seu autor em 1950, para atribuir ao objecto uma maior elasticidade. A cadeira Barcelona nunca se destinou á produção em serie contudo devido ao carácter icónico e ao símbolo de design que constitui a sua produção em larga escala tornou-se necessária e desejada.

Hoje em dia a cadeira é fabricada pela Knoll (desde 1948). Podemos encontra-la á venda em lojas como a Área e pode ser adquirida em preto, branco, creme e castanho. Encontra-se também disponível um repousa pés. Estes têm o preço de 1960€ e 980€ respectivamente. Ambos encontram-se feitos através de uma estrutura em barras de aço cromado. Para a suspensão do assento e das costas é utilizado o sistema de tiras de couro. As almofadas são feitas em fibra de poliéster com enchimento em espuma expandida.

Comments

No responses to “BARCELONA CHAIR”

Enviar um comentário