DEUTSCHER WERKBUND


A associação dos trabalhadores alemães, mais conhecida por Deutscher Werkund foi fundada em 1907. Esta inspirou-se no Arts and Crafts e tentou reviver o estatuto do artesanato e proporcionar a sua aplicação é produção industrial.A Alemanha enviou Hermman Muthesius para a Inglaterra, a fim de estudar os processos industriais e o gosto dos ingleses. Partindo do que este observou, o país tinha como objectivo lutar por uma estética aplicada, que definia a produção em série e a utilização da máquina. Isto fez com que os objectos alemães se tornassem distintos e com mais qualidade, comparativamente com os dos ingleses.

O ideal desta associação era unir a arte e a indústria, porporcionando mais qualidade na produção em série e atribuir á máquina o reconhecimento como ferramenta útil no fabrico artístico. A Alemanha atingiu assim a supremacia e o poder da arte e da técnica. Procuravam a beleza a funcionalidade e a simplicidade, por este motivo algumas empresas contrataram artistas, como foi o caso da AEG que contratou Peter Behrens.

Os alemães perceberam que a estandardização e a visão nacionalista do design exigiam a adopção de medidas imediatas, se pretendiam que os bens produzidos industrialmente atingissem a qualidade dos produtos feitos manualmente. Ambicionavam atingir o mercado internacional através da divulgação do produto e a personalização das marcas. Segundo este ideal nasce o design industrial e a profissão de designer.

Desta associação foram membros Hermman Muthesius, Walter Gropius, Mies Van der Rohe e Peter Behrens. Esta terminou devido a discussões internas dos seus membros que se relacionavam com a importância do produto, a eficácia da estandardização, o aparecimento do carácter comercial (burguesia) e a procura de um bom design. Posteriormente deu-se a derrota da Alemanha na 1ª guerra mundial e isso levou á dissolução definitiva da associação.


Comments

No responses to “DEUTSCHER WERKBUND”

Enviar um comentário