EERO SAARINEN

Aline and Eero Saarinen


Saarinen nasceu na Finlândia e ainda em criança mudou-se para o norte da América. Este estudou escultura e arquitectura.

A partir de 1937 trabalhou com Charles Eames. A colaboração entre estes dois culminou na produção de uma serie de peças de mobiliário muito progressivo. Estes chegaram mesmo receber alguns prémios através da participação em concursos.

Eero Saarinen expos um grupo de cadeiras revolucionarias formadas a partir de uma peça única de contraplacado moldado. Este tipo de mobiliário apresenta-se bastante moderno e racional, apresentando pela primeira vez a noção de contacto e suporte contínuo. Estas cadeiras representam um ponto muito importante na história do design, na medida em que o direccionaram num novo rumo.

Saarinen definiu como seu objectivo eliminar “ a selva de pernas dos interiores domésticos”. Dai o facto de se ter preocupado em criar objectos, mesas e cadeiras com um número reduzido de pernas. O exemplo disso é a Tulip Chair e a mesa equivalente a esse modelo, que produziu. Podemos então afirmar que este criou estruturas inovadores detentoras de formas esculturais baseadas em elementos orgânicos.

A sua ambição ao nível da procura da total união e da organicidade material e estrutura funcional não foi totalmente conseguida devido ás limitações existentes na época tanto ao nível dos materiais bem como da tecnologia. Contudo podemos fazer referência a alguns dos materiais utilizados como a fibra de vidro moldada e o alumínio fundido com cobertura em plástico.

Este realizou também algumas construções importantes ao nível da arquitectura, como o Terminal TWA no aeroporto Kenedy em Nova Iorque.

Comments

No responses to “EERO SAARINEN”

Enviar um comentário