INDUSTRIAL REVOLUTION/PUGIN E RUSKIN


A industrialização teve início no séc. XIX na Inglaterra. Neste local existiam as condições necessárias para esta se desenvolver. Podemos definir a revolução industrial como um conjunto de processos tecnológicos que marcam a passagem da produção artesanal para o mercado industrializado.

O séc. XIX foi também a época do Briqueabraque, do mau gosto, do excesso de ornamentação e da produção de objectos de má qualidade. Neste período surgiu uma nova realidade, a paisagem industrial que transmitia o clima de instabilidade e falta de condições em que se vivia, através das chaminés, do fumo e da forma desordenada como nasciam instalações fabris.

Os reformadores, Pugin e Ruskin defendiam a verdade dos materiais e valorizavam-nos deixando os materiais estruturais á vista. Admiravam o período gótico e medieval pelo facto de as obras produzidas nessa época serem produto de uma sociedade pura e unida. Os artistas não assinavam construções arquitectónicas nem pinturas pois estas eram produto do trabalho de diversos indivíduos.

Pugin e Ruskin influenciaram fortemente William Morris e o movimento inglês Arts and Crafts.

Comments

No responses to “INDUSTRIAL REVOLUTION/PUGIN E RUSKIN”

Enviar um comentário