PETER BEHRENS (1868 -1940)

Trabalhou a princípio como pintor e designer gráfico e posteriormente como arquitecto. Foi um dos fundadores da Secção de Munique e também se tornou membro activo da Colónia de Darmstadt. Era bastante influenciado pelo Jugendstil.
Contudo ficou conhecido pelos seus trabalhos para a AEG, marca para a qual criou a identidade corporativa. A AEG foi a primeira empresa a empregar um Designer para se aconselhar sobre todos os aspectos relacionados com essa área.

Este preocupou-se com a aparência e imagem que a firma passava para os consumidores. Fez para esta projectos tanto ao nível arquitectónico, ou seja, projectou ou edifícios da AEG, bem como o mobiliário e o logótipo. Behrens foi revolucionário também ao nível da publicidade. Através deste, assistimos a uma das primeiras expressões da arquitectura moderna.
Peter Behrens criou uma linha de produtos domésticos pioneiros, montados com componentes industriais, dos quais faziam parte objectos como chaleiras ou ventoinhas.
Este recorreu á introdução da estandardização e do conceito de “produto tipo” com o objectivo de tornar mais económicos e práticos os objectos. Esta atitude reflectiu os ideais da Deutscher Werkbund.Walter Gropius, Le Corbusier e Mies Van Der Rohe foram alguns dos discípulos de Behrens.

Comments

No responses to “PETER BEHRENS (1868 -1940)”

Enviar um comentário