WASSILLY CHAIR


Este modelo foi concebido em 1925 por Marcel Breuer. A principal inspiração do seu criador foi uma bicicleta que tinha adquirido na época, construída através da coordenação de diversas peças de aço tubular. Breuer tentou reproduzir esta ideia para a cadeira B3.

A cadeira Wassily foi pensada e criada propositadamente para o projecto de decoração da casa do pintor Wassily Kandinsky no qual Breuer se encontrava envolvido.

Ao nível do material recorreu á utilização do aço tubular cromado, isto constituía uma inovação pois até a data a maioria das peças eram construídas através de materiais tradicionais como a madeira, as molas e crina de cavalo. Para a ligação entre as diversas peças de aço eram utilizados parafusos que eram cobertos com tiras de Eisengarn ou couro que formavam a zona do assento e das costas. Este modelo foi tão vanguardista na época, que posteriormente influenciou diversos arquitectos e designers.

Esta forma de construção permitiu atribuir à peça um carácter moderno, que assegurava o conforto e se encontrava englobado num movimento revolucionário de criação de equipamentos produzidos em série adequados ás necessidades da vida quotidiana da época.

O modelo Wassily continua a ser produzido até aos nossos dias pela Gavina/Knoll contudo anteriormente foi fabricado pela Thonet num período mais distante pela Standard-Mobel.

Comments

No responses to “WASSILLY CHAIR”

Enviar um comentário