BAUHAUS (1919 -1933 )


A Bauhaus surge em 1919 através da junção entre a “Academia artística” e a “Escola das Artes”. Esta foi implementada em Weimar, por ser o único local que reunia todas as condições de abertura ideológica essenciais a uma inovação, como a Bauhaus. Contudo, apesar disso esta Escola, foi alvo de algumas criticas devido ao carácter revolucionário e politico que alguns lhe atribuíam.

Esta escola, devido aos seus ideais, só poderia ter surgido no pós guerra, para ajudar a reconstruir os estragos causados pela guerra. Devido ao alto nível de destruição era necessário inovar e implementar novas técnicas.A Bauhaus, foi fundada por Walter Gropius que se tornou também seu director. A grande inovação que se apresentou nesta escola encontra-se na pedagogia utilizada, que se baseava no sistema de duplo ensino, união entre a teoria e a prática.
Podemos encontrar influências vindas de diversos movimentos ou indivíduos como Henry Van Velde, a Deutscher Werkbund, a Ashbee, e do Arts and Crafts.

Nesta escola existia um curso preliminar que tinha como objectivo preparar os estudantes para a aprendizagem nas oficinas. Nas oficinas encontravam-se os mestres da forma e os mestres artesãos. Existiam ateliês das mais distintas áreas, desde a tecelagem, da escultura, do metal, da cerâmica da tipografia, passando pelo mobiliário, o teatro ou a pintura.Por esta escola passaram alguns dos mais conhecidos nomes do design do sec.XX como Marianne Brandt, lászló Moholy-Nagy, Josef Albers ou Marcel Breuer.
A Bauhaus, foi um alicerce fundamental para a introdução do conceito de design até aos nossos dias. Influenciou a arquitectura na América e principalmente a Escola de Chicago, pelo facto de muitos dos professores existentes na Bauhaus se terem refugiado no continente Americano perante a guerra que acontecia na Europa.

A importância desta escola consiste em ter conseguido a união de todas as artes, objectivo proposto já por escolas anteriores mas nunca alcançado.

http://www.chrislabrooy.com/bauhaus.html


Comments

No responses to “BAUHAUS (1919 -1933 )”

Enviar um comentário