A Cadeira Pantone foi concebida em 1959/60 por Verner Panton. Contudo só em 1963 o seu criador conseguiu encontrar um fabricante que estivesse interessado em produzir o seu objecto. O modelo foi então lançado no mercado em 1967, numa edição limitada de apenas 100/150 peças.
Desde que foi projectada até ser produzida em série e comercializada em larga escala ainda demorou algum tempo pois foi necessário repensar e corrigir algumas características que originavam fadiga aos utilizadores, bem como o material a ser utilizado.
Inicialmente passou a ser produzida recorrendo á utilização do poliéster reforçado a fibra de vidro prensado a frio. Contudo o material foi posteriormente alterado quando se começou a produzir um maior número de exemplares. Recorreram então á utilização do plástico Baydur poliuretano. Mais tarde o material foi novamente alterado e elegeram o termoplástico de molde por injecção com plástico ABS, tendo em conta o preço inferior deste material, o que proporcionava menos gastos e mais lucros ao nível da produção e rentabilização do negócio. Actualmente é fabricada pela Vitra, que utiliza o polipropileno moldado por injecção.
Este modelo foi inicialmente comercializado em sete cores. Através da conjugação entre os tons fortes e a forma estrutural da mesma resultou um objecto icónico que simboliza a Pop Art da época.
Este modelo foi inicialmente comercializado em sete cores. Através da conjugação entre os tons fortes e a forma estrutural da mesma resultou um objecto icónico que simboliza a Pop Art da época.
No que diz respeito á forma podemos constatar que é feita através da continuidade do material e não é utilizado qualquer tipo de articulação. Esta foi a primeira cadeira a ser produzida segundo esse objectivo, com o de ser produzida em série. É notória a adaptabilidade do material á forma, permitindo o seu empilhamento. A forma organicista que possui atribui-lhe uma fluidez que se reflecte na conjugação de linhas curvas, contudo dotadas de um carácter rígido que lhes é conferido pelo valor estático e inflexível do plástico.
Este objecto foi vastamente utilizado tanto em campanhas publicitárias, bem no meio da fotografia e da moda.
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